Shadow of the Colossus recebe um íncrivel remake no PS4



Um irrefutável ícone entre todas as gerações de videogames, o poemático e desafiador Shadow of the Colossus, originalmente lançado em 2005 para Playstation 2 - com uma remasterização posterior para Playstation 3 - foi novamente adaptado para a nova geração, dessa vez no Playstation 4 e Playstation 4 Pro, pelas mãos do estúdio BluePoint. E para nós do Kombo+, ficou simplesmente perfeito! Confira:

Ententendo o Game

Shadow of the Colossus possui a premissa de uma narrativa simplória, mas cativante e ao mesmo tempo intrigante. Com um vasto mundo cheio de gramados e montanhas, o game  é habitado por 16 gigantes, os Colossos. O personagem principal, Wander, perdeu recentemente seu grande amor, Mono, e uma entidade o diz que para conseguir trazer a bela mulher novamente á vida, o jovem precisa da essência vital dos colossos. O roteiro e contexto do remake que está sendo lançado esta semana é exatamente o mesmo da versão de 2005, o que é ótimo para quem espera apenas uma adaptação atual.

Reformulação Visual

Como se trata de um porte para os consoles atuais, se espera como diferença majoritária, um melhor Level Design, texturas, modelos e polígonos em si refinados, e claro, mantendo a essência da versão antiga do game. Quanto a isso, a BluePoint recebe nota 10, pois tudo foi feito com a intenção de manter uma fidelidade visual completa. Os Colossos agora possuem uma aparência mais orgânica, com pelagem e ossada muto bem detalhados, além de efeitos de bloom e HDR quando vistos com perspectiva titânica. Os campos e estruturas se mantém com o mesmo desenho, apenas com maior resolução e iluminação dinâmica, além de detalhamentos que dão uma sensação que estamos em locais novos, mas ainda são os mesmos, frutos da limitação que a versão de Playstation 2 tinha em apresentar paisagens.

Uma fidelidade visual incrível, o foco da BluePoint foi sensacional
Segundo a Sony, tudo foi refeito do 0, não apenas remasterizado. Desta forma, foi possível colocar em prática muito mais do que  o criador do game, Fumito Ueda, tinha em mente.

A imponência dos Colossos agora é perfeitamente retratada

Gameplay quase inalterado

Algo que dividiu os fãs foi a decisão de manter praticamente intacto a forma de jogar da antiga versão, com movimentos pesados e rústicos, além do cavalo do protagonista mais duro e inquieto, para passar um ar ainda mais "realista". O que teve de maior mudança, foram alguns controles personalizáveis e um fator que agradou e agregou e MUITO á jogatina: Shadow of the Colossus é executado a 60 FPS. Andar, correr, e lutar com o Wander com um framerate suave, é com certeza uma das melhores coisas que se tem na experiência desse remake.

Com o jogo refeito do 0 para uma nova engine que extrai a potência do PS4, o gameplay fica suave a 60FPS
Infelizmente nem tudo são flores, afinal um problema inerente á jogos desse tipo está la para nos tirar o sossego: O péssimo controle da câmera. Mas nada que um DR eventual com o analógico não amenize nos momentos mais apertados.

Adições muito bem vindas

Algo que vem sendo inserido em quase todos os novos títulos, remakes e remasterizações, é o modo fotos, que permite pausar o game, pôr alguns filtros e eternizar o momento. Juntando este recurso e o suporte á resolução 4k no PS4 Pro, é possível criar lindas imagens em Shadow of the Colossus (As vezes você passa mais tempo fotografando os Colossos, do que lutando com eles). Para completar, a bela trilha sonora foi reforçada com novas melodias, colocando a cereja no topo do bolo.

Você vai perder horas e horas fotografando o belo mundo criado por Fumito Ueda
Essa incrível obra do consagrado Fumito Ueda, o projetista tanto da versão para PS2, quanto outros ícones atemporais como ICO e The Last Guardian, mereceu a devida atualização, que blinda sua criação para mais vários anos.

Shadow of the Colossus está disponível através da loja oficial da Sony, a Playstation Store.

Shadow of the Colossus recebe um íncrivel remake no PS4 Shadow of the Colossus recebe um íncrivel remake no PS4 Reviewed by Vinicius Maciel on 21:55:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.